Segmentação de público na internet: para quem você vende e para quem você quer vender?
16 Abr, 2024
Essa é, literalmente, a pergunta de milhões, rs. Não definir o seu público (e não direcionar a mídia certa para ele) é o primeiro passo para perder dinheiro no digital.

Nós estamos online, você está online e o seu cliente também.
Estar presente no ambiente digital é uma realidade para a maioria de nós, habitantes do ano 2022. Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil, em 2020 o país passou da marca de 152 milhões de pessoas com acesso à internet – ou seja, mais de 81% da população com mais de 10 anos se conecta à web em casa. Estar conectado tornou-se um hábito, seja para entretenimento, para informação, para relaxamento e, inclusive, para fazer compras.
Tacada certeira: 4 estratégias fundamentais para fazer a segmentação do seu público

1.Conheça o seu público-alvo (em profundidade)
“Todo mundo” está conectado, mas você não vende para “todo mundo”.
Seus produtos e serviços foram desenvolvidos para gerar desejo e suprir as necessidades de uma parcela da população, certo? Conhecer o seu público-alvo (gênero, idade, classe social, localização, lugares que frequenta, hábitos...) é indispensável para estabelecer uma comunicação eficiente
e garantir sucesso nas vendas.

2.Defina a estratégia do seu negócio (para quem você quer vender)
Ainda que a internet tenha possibilitado a conexão entre marcas e clientes separados por milhares de quilômetros de distância, aqui cabe um alerta: é preciso definir quem você quer impactar, ou seja, para quem você quer vender. A partir dessa “decisão” (e da sua capacidade produtiva), seu investimento e suas ações de marketing serão capazes de trazer a clientela que você deseja. Atuar no mercado de luxo, por exemplo, requer um planejamento de campanha, de mídia, de linguagem e de marketplace bem diferente do mercado standard.

3.Entenda o perfil e o potencial de cada mídia (e se ela “conversa” com o seu público)
Suponhamos que você tenha uma marca de skates e acessórios para skatistas. Sua loja tem sede em Saquarema, no Rio de Janeiro, e uma segunda loja foi aberta em Ubatuba, cidade praiana no estado de São Paulo. O branding da sua marca traduz conceitos de liberdade, alma jovem, descomplicação, cool vibes. Se o seu público é composto, em sua maioria, por homens entre 20 e 24 anos e você deseja criar uma linha para um público mais adolescente, anunciar no LinkedIn não é a opção mais recomendada, concorda? Em um podcast sobre geopolítica ou um vídeo de gastronomia também não.... Se sua marca é focada no mercado de determinada região, anunciar em locais onde você não atua (e não busca atuar), também não faz sentido.

4.Pesquise o mercado (e coloque os insights em prática)
Avalie sua concorrência, veja suas campanhas, acompanhe os resultados, conheça o seu mercado de atuação. Dessa forma, será possível ter insights do que fazer e do que não fazer. Coloque em prática e teste sempre que possível.
Na Central Comm, trabalhamos com a compreensão do comportamento do consumidor em profundidade, com o auxílio de ferramentas específicas. Elaboramos campanhas estrategicamente direcionadas para o público-alvo dos nossos clientes, com foco nos melhores resultados. Todas as nossas entregas são fundamentadas em dados. Entre em contato com um dos nossos especialistas por AQUI e saiba como ter campanhas ainda mais eficientes para o seu negócio.
Você pode se interessar também:
Dica rápida para não desperdiçar dinheiro e tempo no digital: conheça bem o seu público
Você sabe o que faz o seu cliente buscar a sua marca (ou a da concorrência)?