Dica rápida para não desperdiçar dinheiro e tempo no digital: conheça bem o seu público
16 Abr, 2024
Você sabe o que faz o seu cliente buscar a sua marca (ou a da concorrência)?
Todos nós somos consumidores e eu aposto que isto já aconteceu contigo: depois de procurar algum produto ou serviço na internet, você se deparou com anúncios que parece que foram criados especialmente para você. Certo?
Através dos nossos dados disponibilizados na web, as marcas conseguem atender os nossos desejos e expectativas. Menos perda de tempo, mais eficiência.
Compreender o consumidor, entender sua mente e o seu comportamento são ações essenciais para criar campanhas de marketing e vendas muito mais assertivas.

O conceito de Buyer Persona
Buyer Persona é a representação do seu público-alvo, seu ‘cliente ideal’. Ela deve agrupar as características da sua audiência como desejos, objetivos, faixa salarial, preferências, gênero, idade, localização, etc.
Ao conhecer o seu público em profundidade, é possível antecipar as demandas e oferecer soluções que realmente façam sentido para ele. Criar uma buyer persona é a melhor forma para qualificar os leads, desenvolver conteúdo segmentado e “que fale a língua” do seu consumidor.
Quanto mais você conhece o seu cliente, mais conexão é capaz de gerar com ele.
Sugerimos também a leitura:
Sugerimos também a leitura:
Branding: o que é, dicas e como trabalhar a gestão da sua marca
Muito além de apresentar os atributos da marca, é preciso gerar conexão e engajar a audiência.

Onde buscar informações sobre a persona do seu negócio:
No ambiente digital existem ferramentas capazes de entregar informações relevantes sobre usuários, sejam eles clientes ou clientes potenciais. Conheça abaixo algumas plataformas de dados bastante úteis:
- DMP
A sigla DMP vem do termo em inglês ‘Data Management Platform’ e trata-se de uma plataforma de gerenciamento de dados que permite entender como os perfis se comportam digitalmente. A DMP trabalha com dados não identificáveis (anônimos) de pessoas que não são necessariamente clientes da sua empresa. Dessa forma ela é capaz de proporcionar insights e criar uma audiência para ativá-la via mídia online. Para realizar a segmentação de clientes, é possível ligar a DMP a outras plataformas;
- CDP
CDP é a sigla para ‘Customer Data Platform’ e se refere a um software que coleta e gerencia dados comportamentais, transacionais e demográficos dos usuários, a fim de criar uma visão única e completa de cada cliente. São dados comportamentais aqueles referentes às ações realizadas dentro de um site ou aplicativo; compras e devoluções são exemplos de dados transacionais; e nome, data de aniversário, gênero e endereço são dados demográficos. Em resumo, o CDP oferece uma visão mais ampla do comportamento, navegação e interação entre usuário e empresa, em diversos canais digitais, e nos ajuda a entender a jornada de compra do consumidor.
- Google Analytics
O Google Analytics é a plataforma de monitoramento de sites mais utilizada no mundo. Com os dados disponíveis, é possível entender o comportamento dos usuários e saber quais as páginas mais visitadas, número de acessos, qual o dispositivo usado, tempo de navegação, perfil dos visitantes (cidade, gênero, idade), etc. Com essas informações, campanhas estratégicas de marketing, atração e vendas são desenvolvidas com mais precisão.
Na Central Comm, nós não nos baseamos em “achismos de marketing”.
Nossos modelos de negócio trabalham com a compreensão do comportamento do consumidor e todas as entregas são fundamentadas em dados. Já temos mais de 100 clientes atendidos.
Você também quer ampliar sua receita através das mídias digitais? Vamos conversar!