16 Abr, 2024
É inegável – o mercado de podcasts apresentou um crescimento impressionante nos últimos anos. Em 2020, o tamanho do mercado global de podcasting foi avaliado em US$11,46 bilhões, segundo o Grand View Research (inserir link: https://www.grandviewresearch.com/industry-analysis/podcast-market) e a tendência é aumentar ainda mais. Estima-se uma taxa de crescimento anual de 31% entre 2021 e 2028.
A começar, o que é exatamente um podcast?
Na definição do UOL, portal que possui diversos podcasts, “eles são a versão digital dos programas de rádio, mas com a conveniência dos dias de hoje, podendo ser acessados na hora que quisermos e em muitas vezes, consumidos até mesmo sem que você esteja conectado à internet”.
Esse formato de conteúdo em áudio vem sendo bastante consumido no mundo como fonte de informação, entretenimento, diversão e também para a manutenção da saúde mental.
Mas se engana quem pensa que os podcasts surgiram recentemente.
Em 2004 o empresário e ex-VJ da MTV, Adam Curry, foi o responsável por criar o primeiro agregador de podcast usando Applescript. Na sequência, ele disponibilizou o código para outros programadores e, assim, surgiu a forma como ouvimos podcast nos dias de hoje. Ainda que já existissem programas de áudio antes de 2004, para escutar era preciso acessar os sites das marcas ou fazer o download dos arquivos manualmente.
Podcasting em números
Já existem milhões de programas de áudio transmitidos pelo mundo.
Em 2020, 63 milhões de brasileiros ouviram podcast no Spotify. O número de ouvintes no Brasil, durante a quarentena, aumentou em 30%. A plataforma é líder mundial em streaming de música e hospedou 1,9 milhões de podcasts em 2021.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Podcasters, 31 milhões de brasileiros ouvem programas de áudio mensalmente e 43% da população passou a ouvir o formato pela primeira vez durante a pandemia.
Nos Estados Unidos, os podcasts tornaram-se tendência há mais tempo e o seu consumo é ainda mais expressivo. Segundo estimativa, em 2021 mais de 120 milhões de americanos ouviram algum programa de áudio no país. Cerca de 32% da população total dos EUA escuta conteúdos assim ao menos uma vez por mês.
A publicidade no mercado de podcasts
Quando o assunto é publicidade em áudio, as possibilidades de inserção são diversas e as oportunidades de negócio também. Atualmente os setores que mais investem em podcasts são o de varejo e o de serviços financeiros. A perspectiva no Brasil é favorável e alguns números são bastante interessantes para os anunciantes. Você sabia que 37% dos brasileiros que ouvem podcast tem renda superior a R$5.000,00? (Fonte: Associação Brasileira de Podcasters).
Plataformas como Amazon, Apple, Google e Youtube adicionaram o formato aos seus modelos de negócio e já estão faturando com conteúdo de áudio.
Já deu para notar que os anúncios direcionados para esse formato tornaram-se um ótimo investimento de marketing, não é?!
A Central Comm trabalha com diversos tipos de audio ads e nós levamos sua marca para o streaming e para os podcasts mais ouvidos do mundo. Temos representação exclusiva do Portal UOL, plataforma que se destaca no desenvolvimento de podcasts de sucesso. Em 2020 foi alcançada a marca de mais de 3,5 milhões de assinantes, 24 milhões de plays e 38 milhões de downloads.
O Portal UOL possui ampla variedade de podcasts, que variam entre os temas: futebol e outros esportes, entrevistas, sexo e relacionamento, bastidores da TV, política e economia, mídia e marketing, atualidades, inovação, comportamento, temáticas sociais e de periferia e cultura pop. Alguns programas chegam a milhões de reproduções, como é o caso do programa semanal “Posse de Bola” (com 7,5 milhões de reproduções em 2020) e o “UOL Entrevista” (com 3,5 milhões em 2020).
Na plataforma, é possível realizar patrocínio de episódio, patrocínio de temporada e podcasts exclusivos de marca.
Na prática: case Banco Inter
Em parceria com o UOL, em 2021 fechamos o patrocínio de temporada do programa “UOL Líderes” para o Banco Inter. O programa tem como foco trazer grandes nomes do empreendedorismo através de entrevistas com presidentes, CEOs ou fundadores de grandes empresas nacionais e estrangeiras. O projeto incluiu vinheta de abertura + spot em todos os episódios, banner de divulgação e uma entrevista com Helena Lopes Caldeira, CFO do Banco Inter. Para ouvir, clique AQUI.
Seja no momento de lazer, entre reuniões ou no trânsito, você escutou algum podcast esta semana? Provavelmente seu cliente já.
Conte com a Central Comm para desenvolver o planejamento de mídia do seu negócio envolvendo o favorável mercado dos podcasts. Fale com um dos nossos especialistas AQUI.
Você pode se interessar também:
Audio advertising: 4 motivos para começar a anunciar
Sua marca tem aproveitado a tendência dos podcasts e plataformas de streaming para conversar com a sua audiência?