16 Abr, 2024
Alô, som...testando...
Ouvir músicas online e consumir informações em áudio na internet já fazem parte da rotina dos brasileiros. Através de mídias de áudio é possível não só escutar o lançamento da sua banda favorita e montar uma playlist com as músicas mais tocadas no carnaval, mas também acompanhar a análise da performance do último jogo do seu time, fazer meditações guiadas para melhorar a concentração nas atividades do dia e induzir o sono à noite, receber dicas de filmes com as suas respectivas críticas, e etc. Não há limite quando o assunto é conteúdo em áudio.
Os serviços de streaming estão em exponencial crescimento – e as oportunidades para os anunciantes também.
É possível impactar os ouvintes através das plataformas de música, podcasts, audiobooks e rádios online. E os números são interessantes: uma pessoa escuta em média 10h45min de áudio digital por semana e o tempo médio diário dedicado à rádio online é de 2h21min.
Enumeramos abaixo QUATRO razões para você investir em audio ads:
1. O conteúdo em áudio online é muito consumido pela Geração Z
Ouvir áudio digital é um forte hábito das pessoas entre 18 e 30 anos. Esse grupo, que corresponde a Geração Z, já nasceu em um mundo conectado e com acesso à internet. De acordo com os dados da segunda edição do relatório global
Culture Next Trends Report,
foi constatado pelo Spotify que os ‘nativos digitais’ têm recorrido ao áudio para entretenimento, informação e também para a manutenção da saúde mental: 64% dos brasileiros entrevistados disseram que estão ouvindo podcasts com mais frequência para se informar e entreter e um terço afirmou que os escuta para manter a mente sã. Além disso, a pesquisa de 2020 também mostrou que, para a Geração Z, o formato de áudio possibilita conexão entre comunidades e culturas. Cabe enfatizar que esses jovens estão conquistando seu poder de consumo e
veem na publicidade uma forma de se relacionar e se engajar com as marcas que admira.
2. Podcasts e streaming são tendência
Com um crescimento sólido nos últimos dois anos, os podcasts e as plataformas de streaming de áudio mostraram que vieram para ficar. De acordo com a pesquisa da
GlobalWebIndex, no segundo trimestre de 2020, 72% dos internautas brasileiros disseram ter utilizado uma plataforma de streaming de música nos últimos 30 dias. 40% deles relataram ouvir rádios online e 39%, podcasts. Já o estudo realizado pela
Midroll Media traz informações interessantes sobre os anúncios. 67% dos usuários entrevistados citaram um produto ou promoção que haviam ouvido em um podcast e 61% disseram que compraram um produto ou serviço através de anúncios em podcast.
3. Mídia de alta duração
Um episódio de podcast, depois de publicado, fica disponível para ser acessado novamente. Assim,
os usuários podem ouvir diversas vezes, compartilhar em suas redes sociais e replicar para seus amigos e familiares. Ao contrário de outras mídias e formatos de anúncios tradicionais, sua marca pode impactar um número variado de pessoas por um longo período.
Dessa forma, afirmamos que o audio ads apresenta alto custo benefício.
4. Sua marca atrelada à boa experiência do usuário
Uma das grandes vantagens do conteúdo em áudio é que
ele pode ser ouvido com facilidade em qualquer lugar e horário, inclusive nos momentos de lazer. Basta que o usuário tenha internet (e, às vezes, um fone 😊). É bastante comum as pessoas atrelarem o áudio às suas atividades produtivas, de diversão ou no intervalo entre elas. Quem nunca ouviu música enquanto estava treinando na academia ou um podcast durante o trânsito? Justamente por esse motivo, o anúncio em áudio precisa ser muito bem planejado para despertar o interesse dos consumidores.
Em meio a tantas oportunidades fica a certeza: quem não é
ouvido, não é lembrado.
Extra: como criamos audio ads
No Brasil, ainda que o mercado de conteúdo em áudio esteja em plena “ebulição”, ainda há certo desconhecimento sobre as possibilidades a serem exploradas pelos anunciantes.
Para atingir os resultados esperados e comunicar bem com o público-alvo dos nossos clientes, na Central Comm trabalhamos com estratégias de segmentação dos ouvintes, que variam de acordo com seus interesses, comportamentos, conteúdos, hora e devices, demografia e geolocalização.
Através de mídia programática e, dentro de um mercado de mais de 20 milhões de usuários, conectamos o anunciante aos maiores publishers nacionais e internacionais. Atuamos com audio ads nas plataformas: Itunes, Spotify, Vagalume, Soundcloud, Deezer, Pandora, Google Play Music, TuneIn.
Os formatos e inserções também são variáveis. É possível, por exemplo, criar um spot de 30 segundos e um banner sincronizado em display a ser veiculado programaticamente em diversas plataformas de streaming.
Seu negócio está aproveitando a oportunidade de crescimento da mídia em áudio?
Conte com a Central Comm para desenvolver audio ads segmentados e que impactem positivamente no seu público-alvo.
Fale com nossos especialistas AQUI.