16 Abr, 2024
Se até alguns anos atrás o termo era muito usado no cinema, agora faz parte da estratégia de sucesso de grandes nomes do mercado de influência – saiba aqui como usar no seu negócio.
Se você consome conteúdo do segmento de beleza, muito provavelmente já ouviu falar na Bianca Andrade (ou Boca Rosa / Bianca Rosa). Se acompanha o BBB, também. Ela foi participante da 20ª edição do programa. Mas se você não se interessa pelos assuntos citados acima e gosta mesmo é de conteúdos de empreendedorismo, finanças e negócios, preste atenção nesse nome também. Bianca Andrade é uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina (segundo ranking da Bloomberg Línea), é influencer, youtuber, empresária, Conselheira da Academia Itaú de Criadores e recentemente foi investidora convidada no Shark Tank Brasil.
Nas redes sociais e eventos em que participa, Bianca entrega sua estratégia de sucesso. Segundo ela, o segredo está no STORYTELLING.
Mas afinal, o que é Storytelling?
Na tradução do inglês, o termo significa “narrativa”. Storytelling refere-se a estratégia de contar histórias para cativar o público, gerando assim mais conexão com a sua marca, negócio ou produto. Através das histórias é possível prender a atenção das pessoas, despertar sua curiosidade e fazer com que se identifiquem com o que está sendo contado, acessando também as suas memórias e sentimentos.
Lembra das propagandas de Natal que te emocionam? Ou daquelas de Dia das Mães que contam uma história de superação? Elas fazem uso de técnicas de storytelling.
Voltando ao case da Bianca Andrade, recentemente a empresária lançou a Pink, seu avatar para o metaverso que também passou a assumir a diretoria de marketing da sua marca de cosméticos, a Boca Rosa Company. Mas o storytelling começou muito antes. No dia 19 de julho, a influencer começou a divulgar no Instagram (rede em que tem 18 milhões de seguidores) um perfil, ainda sem conteúdo, o
@iampink. Depois dessa data, em todas as publicações do próprio perfil, ela estava com roupas na cor rosa. A palavra “PINK” também esteve estampada em cadernos, moletons, canecas, acessórios... em tudo o que a influenciadora postava. Em paralelo a isso, Bianca passou a produzir conteúdo mostrando que sua rotina como diretora de marketing da Boca Rosa Company era bastante atribulada e que precisaria tomar uma decisão. Os vídeos sempre terminavam com um “continua...” gerando expectativa e curiosidade nos seguidores. Na sequência, passou a falar sobre tecnologia e um “outro mundo real”. Até que, no dia 25 de julho, Bianca apresentou a Pink, sua “alter ego” – e, no dia 26 de julho, coroou essa campanha vestindo o mesmo traje do seu avatar no metaverso no MTV Miaw Brasil, um prêmio que homenageia os favoritos da cultura pop, entretenimento e universo digital da geração millenial. Estratégia de milhões (literalmente)!
Como o Storytelling pode alavancar suas vendas?
Antes de aplicar no seu negócio, é importante lembrar que não existe uma única forma de contar histórias. Isso vai depender da sua marca, do seu posicionamento e dos seus objetivos. Mas, para que a estratégia funcione, é preciso levar em consideração três pontos principais:
Você sabe quais são os valores da sua marca e quais experiências ela gera para o seu consumidor?
A Central Comm faz uso das mesmas estratégias de sucesso que grandes nomes do mercado de influência. Criamos campanhas através de estratégias de storytelling que favorecem a aproximação do target com seu produto, serviço e empresa.
Vamos criar essa conexão juntos! Entre em contato com o nosso time de especialistas AQUI.
Você pode se interessar também:
Branding: o que é, dicas e como trabalhar a gestão da sua marca
Muito além de apresentar os atributos da marca, é preciso gerar conexão e engajar a audiência.
Você já ouviu falar em Rebranding?
Conheça aqui 3 situações em que vale a pena investir na estratégia. E mais: o case de rebranding de uma famosa marca internacional.